All Star: conheça mais sobre esse modelo de tênis que se tornou um clássico entre o público jovem
O tênis Converse All Star, também conhecido como Chuck Taylor, é um calçado casual que tem desempenhado um papel significativo na cultura pop há décadas. Inicialmente criado como um sapato de basquete no início de 1900, o estilo de algodão macio e solado de borracha permaneceu praticamente inalterado no último século.
Adotado por inúmeras subculturas e sendo símbolo de diversas tendências, o All Star tem sido uma peça de destaque para muitas gerações graças ao seu estilo versátil, que continua a ser muito popular até hoje. Praticamente todo homem ou mulher já teve pelo menos um par de desse tênis ao longo da vida. Seja o icônico All Star branco ou um modelo com cores chamativas e design descolado, o fato é que esse tênis é o queridinho de pessoas de diversas idades, especialmente dos jovens.
Esse é um calçado que combina com muitas peças de roupas casuais e até mesmo pode servir para alguns looks mais bem produzidos. Seja com um jeans básico, vestido ou para dar um ar despojado a um visual mais elegante, o tênis All Star é o aliado perfeito para quem não abre mão de praticidade e estilo! Quer saber mais sobre ele? A gente te conta!
O início dos modelos Converse All Star
A Converse começou em 1908 como uma empresa de calçados de borracha especializada em galochas. A empresa foi batizada de Converse Rubber Shoe Company, criada pela Marquis Mills. Logo depois, eles se adaptaram e começaram a usar sua borracha para fazer o tênis que todos conhecem e amam.
Assim, os tênis Converse All Star foram lançados pela primeira vez em 1917, mas foi em 1921 que sua história começou de fato. Isso porque foi quando o jogador de basquete do Akron Firestone, Charles 'Chuck' Taylor, entrou na loja da Converse reclamando de dor nos pés e acabou recebendo um emprego como vendedor e embaixador da marca.
Rapidamente, ele inspirou o boom dos tênis de basquete da Converse, que ganharam o apelido de “Chuck Taylors”. A Converse também adicionou a assinatura de Taylor no tornozelo do sapato, criando a história do logotipo da Converse. Isso criou o modelo Chuck Taylor que assumiu a indústria de calçados para sempre.
Em 1936, o high-top branco Chuck Taylor foi projetado para as Olimpíadas e as listras vermelhas e azuis foram introduzidas ao longo da sola. Na verdade, Converse All Stars foi o tênis de basquete oficial dos Jogos Olímpicos por mais de 30 anos. Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, esse era o calçado oficial das forças armadas dos EUA. O All Star Chuck Taylor se tornou então o sapato escolhido para eventos esportivos em geral - de aula de ginástica ao levantamento de peso profissional.
Ao longo dos anos seguintes, a marca captou quantidades incríveis de acordos de patrocínios e licenciamentos que apenas perpetuaram sua popularidade com estrelas do esporte e com o público em geral. O sucesso era tanto que, em 1957, a Converse detinha cerca de 80% das ações de toda a indústria de tênis.
Converse na moda casual
No final da década de 1960, o All Star se solidificou como um ícone cultural das pessoas, não apenas da elite atlética. Embora os primeiros Chucks estivessem no clássico preto e branco, eles se tornaram disponíveis em uma série de cores e desenhos, bem como edições limitadas e especiais. O sapato também diversificou suas texturas para estar disponível em camurça e couro, juntamente com o estilo original de algodão.
Mesmo com uma crise nos anos 1970, quando a Converse começou a perder seu domínio no mundo dos esportes devido à chegada de grandes marcas voltadas para esse setor, o All Star não deixou de ser uma tendência. Isso porque os Chuck Taylors foram rapidamente adotados por artistas e músicos da contracultura. O personagem Rocky Balboa usava Chucks no filme Rocky, e os Ramones frequentemente usavam esse tipo de calçado porque eram baratos. Além disso, personagens icônicos do cinema como Marty McFly e Michael Myers usavam All Star em seus filmes, promovendo o tênis como um calçado para jovens rebeldes.
Símbolo do punk rock e, mais tarde, do grunge do Nirvana de Kurt Cobain, o tênis All Star ganhou de vez o público adolescente e jovem dos anos 90. E o sucesso continua até hoje! Com suas cores tradicionais e lançando linhas exclusivas, a Converse segue conquistando gerações, sempre entre os calçados mais vendidos em diversos países.
A acessibilidade do calçado é um diferencial que impulsiona sua popularidade, mas o marketing e a história do All Star como uma característica da cultura pop são o que dão esse poder de permanência entre os tênis mais populares, década após década. Seja um tênis All Star feminino ou masculino, a versatilidade do estilo conquistou o mundo!
E você, já escolheu os seus pares favoritos de All Star? Aqui Na Clóvis Calçados você encontra uma variedade enorme de modelos Converse para todos os gostos, incluindo All Star infantil para os pequenos. Garanta esse calçado curinga em sua sapateira e deixe seus looks muito mais descolados e interessantes!